Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (118 votos)



ONLINE
1




Partilhe esta Página

Baixe o Flash Player para executar...

Ligue 11 5816-7145        

           11 2773-6962

corrertectransportes@gmail.com

Site : www.correrteclog.com.br




Responsabilidade Social
Responsabilidade Social


 
A responsabilidade social pega a estrada

 

 

 

O programa “Ciclo de Palestras”, desenvolvido pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), entidade civil sem fins lucrativos com sede em Brasília, terá neste ano um bloco especial sobre responsabilidade social. A temática será abordada ainda no primeiro semestre e o foco será cidadania empresarial.

Dividido em oito temas trabalhados ao longo do ano, o programa é voltado para empresários e trabalhadores do segmento. O objetivo é promover consciência crítica e participativa necessária para a melhoria da qualidade de vida. Os assuntos são abordados por meio de palestras presenciais nas unidades das organizações, ministradas por especialistas no tema, com a utilização de recursos audiovisuais, livretos, vídeos e slides.

A cartilha sobre responsabilidade social, elaborada em parceria com o portal Responsabilidade Social.com, aborda o assunto de forma direta, com noções sobre os principais conceitos, além de sugerir algumas medidas simples para a prática de ações responsáveis na empresa. Um dos capítulos, por exemplo, aborda as peculiaridades do setor na área social. “Os profissionais de transporte são importantes multiplicadores de responsabilidade social empresarial, pois viajam o Brasil todo e testemunham os problemas sócio-ambientais do país”, destaca Fábio Eon, diretor-executivo do site.

Em 2009, serão abordados, também, câncer de pele; empregabilidade; responsabilidade civil e penal nos acidentes de trânsito; doação de órgãos; álcool e drogas; gestão do tempo e prevenção ao Roubo de Cargas. Segundo a instituição, a meta é envolver em 2009 aproximadamente 65 mil participantes nos temas voltados à saúde e 20 mil pessoas nos temas voltados ao desenvolvimento profissional.

“Esse é um programa contínuo, desenvolvido todos os anos. Ao final de cada ano a instituição faz um levantamento dos aspectos de saúde dos trabalhadores do setor e quais são os temas importantes e necessários para seu desenvolvimento profissional. Com base nesse estudo os temas do ano seguinte são definidos”, explica Luciana Malamin, da área de Coordenação de Promoção Social e Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT.

Compromisso social
Com mais de 16 anos de atuação, a instituição já capacitou mais de sete milhões de pessoas nos diversos programas desenvolvidos pelo SENAT e atendeu mais de 30 milhões de pessoas no SEST, entre consultas médicas, odontológicas e outras atividades de promoção social. “Os números demonstram o engajamento do órgão em contribuir para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros, em especial dos trabalhadores em transporte, dos transportadores autônomos e seus dependentes”, destaca Malamin.

Atualmente a entidade participa e desenvolve seis programas na área de responsabilidade social, nas áreas de meio ambiente, inclusão digital, voluntariado, inclusão social, entre outros. Entre as práticas, destaque para o “Despoluir”, lançado no ano passado, que capacita, gratuitamente, taxistas, caminhoneiros e trabalhadores em transporte sobre temas relacionados ao meio ambiente e responsabilidade social.

Há, ainda, o "Projeto Qualidade de Vida na Melhor Idade", que ressalta a importância da conscientização da sociedade em ações voltadas para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida na terceira idade. A instituição oferece atividades de lazer, esporte e integração social ao trabalhador da melhor idade do setor, como recreação em salão de jogos; festas de confraternização; projeção de filmes; shows e bailes e colônias de férias.